
ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
O que é?
É uma dilatação anormal localizada em um segmento da aorta (o maior vaso sanguíneo do corpo humano) responsável pela distribuição do sangue do coração para as demais artérias.
A localização mais frequente é na região abdominal. Em casos que ocorrem expansão progressiva, pode resultar em ruptura do aneurisma, situação com alto risco de morte. O ideal é que o tratamento seja realizado antes que ocorra a ruptura.
Como Detectar?
Paciente com fatores de risco devem ser avaliados por um Cirurgião Vascular. Para aneurismas no segmento abdominal, exame ultrassonográfico do abdome pode detectar a presença de dilatações; Para aneurismas no segmento torácico, exames tomográficos podem ser realizados, quando indicados.
Quando tratar?
Habitualmente, aneurismas abdominais que apresentem mais de 5 cm de diâmetro devem ser tratados, devido ao risco de ruptura. Além disso, aneurismas que apresentam crescimento rápido devem ser corrigidos pela mesma razão.
Eventualmente, em pacientes com sintomas, a correção pode ser necessária para aneurismas com diâmetros menores. Em pacientes com ruptura, é necessária a correção em caráter de emergência, situação gravíssima e de alta mortalidade.
Fatores de Risco:
Sexo masculino, tabagismo, histórico familiar, idade acima dos 60 anos, hipertensão.
Como Tratar?
A grande maioria dos pacientes com aneurismas de aorta, atualmente são tratados por técnica endovascular, minimamente invasiva, com o implante de endopróteses através das artérias femorais, localizadas nas virilhas. Pacientes que apresentem dificuldades anatômicas para correção, podem necessitar de correção por técnica cirúrgica convencional.
Como prevenir?
Parar de fumar, manter um controle adequado da hipertensão, pacientes com antecedente familiar devem ser avaliados por um Cirurgião Vascular para um diagnóstico precoce.
Fonte: SBACV-RS